logo4.gif








Consequências da Primeira Guerra Mundial
  • Mais de 60 milhões de homens participaram da guerra;
  • Cerca de 9 milhões de pessoas morreram e mais de 20 milhões ficaram feridos;
  • Na Rússia, ocorreu a Revolução Socialista;
  • Início da revolução pela igualdade feminina, pois as mulheres assumiram os postos de trabalho porque todos os homens estavam na guerra;
  • A Europa entrou em declínio;
  • A América do Norte inicia sua ascensão com o crescimento dos Estados Unidos como uma grande potência;
  • Início dos regimes autoritários como o nazismo e fascissoldadoarmadomo;
  •  Crise econômica em países como a Rússia, Itália e Alemanha;
  • O Império Turco-Otomano foi acusado de genocídio por terem dizimado a população armênia durante a guerra.
 
Tratado de Versalhes

É um tratado de paz que serviu como base para o encerramento da Primeira Guerra Mundial e foi como a continuação do armistício que havia ocorrido no final de 1918. Dentre as diversas imposições no tratado, um dos mais importantes era que a Alemanha era responsável pelos problemas causados na guerra e, com isso, teria que realizar reparações em algumas nações da Tríplice Entente. Além disso, os alemães perderiam partes do seu território, algumas colônias que possuía, restrições no seu exército e indenização a ser paga devido aos diversos prejuízos ocorridos em decorrência da guerra.

guerraecarrosO tratado foi assinado em 28 de julho de 1919, pela República de Weimar, que também teve que reconhecer a independência da Áustria. O Tratado de Versalhes causou humilhação para os alemães e diversas crises, como a desvalorização de sua moeda, desemprego e inflação. Esses problemas internos que eles enfrentaram após o tratado contribuíram para sua queda e para o crescimento do nazismo e a ascensão de Adolf Hitler, rumos que levariam a uma Segunda Guerra Mundial.

Efeitos da 1° Guerra Mundial no Brasil

O país passava por um crescimento industrial; porém, com o início da guerra, o Brasil passou a investir menos nas indústrias. A produção teve uma expansão, mas elas sofriam com a falta de matérias-primas, máquinas e equipamentos importados. Com isso, o governo começou a incentivar o crescimento industrial para que ele se tornasse mais diversificado e esse incentivo continuou durante a década de 20.

Durante a guerra, o país se beneficiou oferecendo matérias-primas para os países que estavam em guerra. Produtos como café, cacau e açúcar eram enviados. Porém, o produto mais exportado nessa época foi a borracha.

Santos
Dummont

Alberto Santos Dummont nasceu em 20 de julho de 1873, em um distrito de Barbacena, que viria a ser chamado de Palmira, em sua homenagem. Ele é considerado o inventor do avião e após diversos testes, em 1906, ele voou com o 14-Bis por uma distância de 60 metros, no Campo de Bagatelle. Foi um fato histórico, noticiado pela imprensa na época. Em 1909, com a saúde debilitada, ele realizou seu último voo naquele ano e fechou sua oficina no ano seguinte.

aeroplanoCom o início da Primeira Guerra Mundial, em 1914, começaram a utilizar aeroplanos na guerra e esse fato o entristeceu ao ver sua invenção para uso bélico. No ano de 1926, ele solicitou à Liga das Nações que impedisse o uso dos aviões nas guerras. Após idas e vindas, Santos Dumont retornou ao Brasil em 1928, para ser homenageado; porém, um hidroavião que iria homenageá-lo sofreu um acidente que deixou vítimas. Esse fato o abateu e ele voltou para a França. Ele suicidou-se em 1932, aos 59 anos de idade, e isso pode ter sido uma consequência da Revolução Constitucionalista, que ocorria na época, e utilizavam aviões durante o combate.
Primeira Guerra
Guerra das Trincheiras
A Guerra
Consequências da Guerra
Filmes e Curiosidades
Armas
Fale Conosco
Mapa do Site