logo4.gif








Armas usadas na 1° Guerra Mundial
Foi com o início da Primeira Guerra que a produção bélica começou a crescer em larga escala. Foi nessa guerra que começaram a ser utilizadas com intensidade as granadas, os morteiros e as metralhadoras leves.

Metralhadora Lewis

Era uma metralhadora ligeira e foi inventada pelo coronel americano Isaac Newton Lewis, em 1911. Além dela, ele inventou diversos artigos militares. Primeiramente, essa arma foi utilizada pelos belgas e britânicos e somente depois é que o Exército americano passou a usá-la. Essa metralhadora tinha muitas vantagens em relação às outras armas: era bem mais leve, possuía um baixo custo de produção e podia ser operada sozinha.

Ficha:

Peso: 12,7kg.
Ação: operada a gás.
Taxa de fogo: 550 tiros por minuto.

granadaGranada de mão


Tornou-se um dos maiores símbolos da guerra e foi inventada em 1915, por William Mills. Foi usada, primeiramente, pelo Exército britânico. Ela tinha a possibilidade de ser arremessada pelo soldado ou ser lançada com a ajuda de um rifle. Ela foi usada pelo Exército da Inglaterra até 1972 e acredita-se que foram produzidas milhares de unidades dessa granada.

Ficha:

Carga Explosiva: baratol.
Peso: 0,45g.
Detonador: Tempo.
Delay: 7 segundos (posteriormente, esse tempo caiu para 4 segundos).

Bombardeiro Gotha G

Um dos primeiros bombardeiros utilizados na Primeira Guerra Mundial, o germânico Gotha era operado por dois artilheiros e um piloto. Foram eles que iniciaram o chamado“te
rror aéreo”, pois realizavam ataques contra Londres. Esse bombardeiro emitia um barulho dos seus dois motores que foi apelidado pelas topas britânicas de “Gotha hum”.

Ficha:

Peso (Sem carga): 2,7 ton.
Peso (Carga Máxima): 3,9 ton.
Tripulação: 3.

morteiroMorteiro Minenwefer

Era um morteiro criado na Alemanha para ser utilizado na infantaria, em 1916, junto com os morteiros maiores de 17 e 25cm. Ele tinha rodas que serviam apenas para que ele fosse transportado e, durante seu uso, elas eram retiradas. Causou muitos estragos, porque ele tinha maior poder de destruição do que os canhões; isso ocorria devido ao fato da trajetória do projétil ser em forma de parábola. Foi uma arma muito utilizada pelos alemães.

Ficha:

Peso do projétil: 4,6kg.
Taxa de fogo: 6 projéteis por minuto.
Velocidade: 90 metros por segundo.

Luger


Essa arma foi projetada pelo austríaco Georg Luger, no final do século XIX Esse engenheiro criou uma pistola semiautomática, bastante utilizada pela Alemanha, no decorrer da Primeira Guerra. Muito utilizada pelos pilotos de aviões, era uma arma considerada confiável e bastante popular.

armadeguerra.jpgFicha:

Peso; 0,87kg
Alimentação: Tambor com 8 cartuchos.
Calibre: 7,65mm a 9mm.
Primeira Guerra
Guerra das Trincheiras
A Guerra
Consequências da Guerra
Filmes e Curiosidades
Armas
Fale Conosco
Mapa do Site